Cada template analítico é classificado em um de três níveis de esforço que deverão ser observados na hora da implementação. Cada nível, atribui novos desafios e resultados ao projeto final. Sendo assim:
- No Nível 1, classificado como Fácil, o template não demora mais de alguns minutos para ser instalado. O motivo para este tempo-resposta é atribuído pela baixa quantidade de estruturas analíticas presentes no projeto da aplicação, sendo assim, a instalação e validação realizada pelo usuário é muito mais rápida.

- No Nível 2, classificado como Regular, o template demora alguns dias para que seja concluída a sua instalação, isso se deve pela presença de diversas estruturas analíticas que podem contar com a personalização do cliente;

- No Nível 3, classificado como Complexo, contamos com a implementação interna de Machine Learning pelo BIMachine, sendo que essa é uma tecnologia que muitos usuários de negócio ainda não fizeram uso, ela acaba criando uma movimentação interna de alteração de conceitos, que pode se estender por semanas.

É necessário salientar que o processo de fornecimento das informações não é levado em conta quando estipulamos o nível de esforço para a implementação de um template, apenas a validação inicial, que aponta os dados como corretos ou não. Logo, a providência da informação é um processo totalmente a parte da implementação.