Neste artigo iremos abordar a demora no carregamento de objetos em dashboards, suas principais causas e soluções.
O carregamento de objetos nos dashboards tem relação direta com a otimização da estrutura de origem destes.
Principais causas
Tamanho da estrutura
Uma baixa performance em estruturas pode ser causada por conta de uma grande quantidade de linhas de informação, fazendo com que haja uma demora maior para o carregamento destes dados em análises, gráficos e KPI’s. Logo, quanto menor for o tamanho desta estrutura, maior será seu desempenho, interferindo diretamente no carregamento de dashboards.
Quantidade de Medidas Calculadas na estrutura
Outra questão relacionada diretamente ao desempenho de estruturas é a quantidade de Medidas Calculadas criadas nesta. Quanto maior a quantidade de cálculos realizados, maior será o tamanho desta base e o processamento utilizado por ela crescerá de forma significativa.
Alinhado a isto existem as medidas calculadas dinâmicas, que, por conta de utilizarem validações extras em seus cálculos, possuem um maior consumo de processamento em relação às demais medidas criadas na estrutura.
Quantidade de objetos em um dashboard
Além da otimização de estruturas, um dashboard com um número razoável de análises, gráficos e KPI’s também interfere em seu carregamento. Logo, quanto mais objetos forem adicionados a um dashboard, mais tempo levará o seu carregamento.
O tamanho de seus indicadores também está relacionado a esta questão. Por exemplo, uma análise com uma grande quantidade de informações ou com diversos cálculos sendo realizados terá seu desempenho diretamente afetado.
Como solucionar?
Utilize filtros em seus dashboards
Caso seu dashboard esteja levando um período grande para ser carregado, a utilização de filtros pode ajudar a melhorar de forma significativa este desempenho. Ao aplicar filtros, às informações apresentadas pelos objetos presentes diminui, assim consequentemente fazendo com que carregamento deste dashboard ocorra com maior fluidez. Veja como adicionar filtros em seus dashboards clicando aqui, se ainda não houver nenhum filtro criado, clique aqui e veja como criá-los.
Separe análises grandes em dashboards diferentes
Outra forma de melhorar o desempenho de dashboards é deixar análises que apresentem uma maior massa de dados, ou que possuam cálculos mais complexos, em dashboards separados. Podendo assim ter o direcionamento para este dashboard através de um ícone adicionado ao dashboard original.
Utilize a Reciclagem de Dados
Para que dados muito antigos que não são utilizados sejam removidos automaticamente dentro de uma faixa de tempo pré-estabelecida, existe a opção Reciclagem de Dados. Com esta configuração que é habilitada diretamente nas estruturas, é possível fazer com que não ocorra um acúmulo de informações ao longo do tempo em suas bases.