Neste tópico vamos falar sobre as cargas, o que são cargas?
É o processo de atualizar os dados em um BI.
Observação: em muitos tópicos principalmente quando falamos de cargas ou estrutura, vamos falar sobre “Origem”, o que é Origem? É aonde vão vir as informações que serão armazenadas no BIMachine.
No BIMachine temos 2 tipos de cargas INCREMENTAL e TOTAL. Os dois podem ser feito com IMEDIATO, ou seja, executa quando for disponível na fila, ou com um agendamento estipulando um período de atualização. Na imagem abaixo mostra um exemplo de carga para todos os dias sendo feita as 8:00 da manhã diariamente. Os tipos de período são:
- INTERVALO: começando de um horário de início e fim em um intervalo de tempo para definir (aquele valor é de minutos, se escreve 60 vai ser de hora em hora). E definindo os dias da semana que deseja.
- DIÁRIO: Definindo os dias da semana que deseja e o horário.
- SEMANAL: Definindo um dos dias da semana e o horário.
- MENSAL: Definindo o dia do mês e o horário. Cuidado se o mês não tem dia 31 dias, ele não vai atualizar.
Carga INCREMENTAL
Atualizado sem remover TODOS os dados, ele apaga se você definir sobre uma dimensão de tempo e dela uma PERIODICIDADE (ano atual, mês anterior, etc…). Veja na imagem abaixo, um exemplo de carga diária, removendo sobre uma dimensão de tempo chamada “Data” e usando a periodicidade “DIA ATUAL”. As periodicidades são:
- Dinâmica: você define uma periodicidade para remover (Dia atual, ano anterior, últimos 3 meses, etc…). Mas CUIDADO se da origem vier informações além dessa periodicidade, os dados podem ficar duplicados.
- Dados: vai pegar a menor data e a maior data que vem da origem e dela vai remover os dados da estrutura com essa faixa.
- Fixa: você define uma faixa de início e fim para remover. Mas CUIDADO se da origem vier informações além da faixa, os dados podem ficar duplicados.
Cuidado: alguns dados podem estar duplicados se não estipular um período para remover e o mesmo sendo necessário.
Carga TOTAL
Removido tudo da estrutura e recolocado os dados de acordo com o que vem da origem. Mas CUIDADO se o que vem da origem não é o mesmo que tinha atualmente na estrutura.
Exemplo: se ao rodar uma total e da origem traz dados do mês atual e no BIMachine você tem dados retroativos ao mês atual, após atualização, só vai ter os dados do mês atual.
Recomendação: não utilize essa carga no horário de expediente ou execute várias vezes. Esse tipo de carga é recomendada de madrugada ou nos finais de semana.
Tipo Estrutura
No BIMachine temos os tipos de estruturas MODELO DISTRIBUÍDO. Com o MODELO DISTRIBUÍDO as cargas são mais demoradas e a exibição dos objetos mais rápido. Esse tipo de definição vai de acordo com o Tamanho das informações que vem da origem, ou seja, se o tamanho for pouco recomendamos desabilitar a flag MODELO DISTRIBUÍDO, se o tamanho for muito grande recomendamos ativa-lo. Veja abaixo o tamanho de uma estrutura para saber se é muito grande ou não.
Cotas – Política de transferência de dados
No processo das cargas, os dados são copiados e transferidos de sua origem (base de dados) para a estrutura criada na plataforma. Os limites de transferência de dados variam de acordo com a Política de Transferência de Dados definida pela BIMachine previamente definidos nos termos de acordo com os nosso clientes.
Essa cota é zerada a cada dia, esse controle tem como objetivo para não ser feito cargas de forma desnecessária ou exagerada.