Criando estruturas do Banco Central

Ao navegar pelos conectores nativos disponíveis no BIMachine, você se depara com diversos conectores que trazem indicadores direto do Banco Central. Esses conectores estão classificados de acordo com as informações que eles trazem, de forma a facilitar o uso desses conectores, mas todos trazem dados diretos das informações disponibilizadas pelo Banco Central. Você pode usar os dados disponibilizados para fazer comparações com dados do mercado brasileiro, compara crescimento com crescimento de PIB e demais operações de benchmark, ou então utilizar tais dados e expectativas para formular estratégias de investimento.

Criando estrutura de dados do Bacen

O primeiro passo para criar uma estrutura de dados do Bacen é identificar qual a informação que deseja obter. As informações disponíveis em cada um dos integradores são as seguintes:
  • Câmbio – traz as cotações de moedas estrangeiras utilizando o fechamento do PTAX das 14h.
  • Expectativa Econômica – traz as expectativas econômicas para indicadores econômicos (selic, PIB e etc) conforme pesquisas de mercado
  • Inadimplência – traz índices de inadimplência segmentado por tipo de pessoa e de empresa
  • Inflação – Traz as expectativas para os indicadores de inflação conforme pesquisa
  • Expectativas de Mercado – traz as expectativas para os indicadores de mercado (inflação, produção industrial e etc) conforme pesquisas de mercado
  • Contabilidade Nacional – traz informações sobre o balanço de pagamentos e balanço comercial do país
  • Produção Nacional – traz informações do PIB nacional segmentado por tipo de indústria
Ao definir qual será o indicador que deverá ser obtido, você pode selecionar no menu de novas origens de dados o conector relacionado. 
Feita a escolha e nomeada a estrutura de dados, você terá uma lista de indicadores que poderão escolhidos, que irá variar de acordo com o conector utilizado.
Ao escolher a opção desejada, você poderá seguir com a criação da estrutura de dados e seguir os passos padrão de criação de uma estrutura. Caso tenha dúvidas sobre como funciona a criação de nova estrutura de dados na BImachine, você pode seguir o artigo de criação / edição de estruturas de dados.

Artigos recentes

Rolar para cima