A Cota de transferência é um limite de tráfego de dados que uma conta possui no BIMachine. Este limite varia de acordo com o plano contratado, e pode ser aumentado de acordo com sua demanda, a partir de aquisição de pacotes de expansão da cota, que são de 500MB. Sua cota de transferência é diária, e é renovada a cada 24 horas, ou seja, se você tem uma cota de 5GB por exemplo, a cada 24 horas é possível transferir este montante de dados para o BIMachine.
Como funciona
A Cota de Transferência serve para controlar e otimizar o tráfego de dados de seus sistemas de origem da informação para a plataforma BIMachine, e ela vai sendo consumida toda vez que uma carga de dados é executada.
Através do menu “Dados e Integrações” é possível verificar a cota que foi consumida no dia atual. Se a cota diária for excedida, as atualizações de dados do dia serão pausadas, até que ocorra a renovação diária, ou a aquisição de um pacote de expansão da sua cota de transferência, que aumenta o limite diário de acordo com sua demanda.
Como a cota é consumida
Todos os Agendamentos de carga programados nas suas estruturas consomem a cota de transferência, pois são estes os momentos em que você está levando os seus dados de seus sistemas de origem para alimentar a base analítica de seus indicadores e visões.
IMPORTANTE: Cargas executadas na Criação e Edição de estruturas não são consideradas na cota diária. Apenas o tráfego dos agendamentos de carga são contabilizados, mas atenção, as cargas efetuadas na edição de uma estrutura são totais, elas apagam todos os dados já carregados e carregam novamente de acordo com os parâmetros configurados na origem no momento da edição.
Para verificar o volume de dados consumido em cada um de seus agendamentos, você pode ir até o menu “Dados e integrações” a partir do gerenciamento do ambiente (você deve ser Administrador ou Master do ambiente), e abrir os logs de cargas de cada estrutura, onde constará o volume de dados trafegado para aquela carga.
Consumo médio
O consumo médio é calculado com base em todos os dias de utilização até o momento, obtendo uma média do uso total nesses dias passados. Isso nos permite analisar com maior precisão o consumo da cota em relação às cargas executadas recentemente.
Boas práticas
- Agendamentos incrementais: opte por realizar cargas incrementais de períodos curtos de tempo, atualizando somente com os dados mais recentes, assim evitando que tenha um uso desnecessário da cota.
- Campo chave: utilize-o para identificar os registros da estrutura e otimizar as cargas, com esta funcionalidade você consegue enviar somente registros novos e atualizados, e atualizar somente dados necessários no BIMachine. Saiba mais
- Frequência de atualizações: certifique-se que a frequência de cargas está configurada conforme sua necessidade, evitando que seja feita muitas cargas em um curto intervalo de tempo, por exemplo, você pode diminuir pela metade o volume consumido aumentando o intervalo entre atualizações de 15 minutos para a cada 30 minutos.
- Cargas maiores: certigique-se de deixar as cargas maiores, como por exemplo, dados dos últimos 7 dias ou 30 dias, para serem feitos fora de horário ou então em finais de semana, deixando o horário padrão reservado para cargas menores e pontuais.
O que acontece quando a cota é atingida?
Ao atingir a cota diária, não será mais possível executar novas cargas de estruturas. Nesse caso, você pode optar por aumentar a cota ou aguardar até o dia seguinte, quando a cota será zerada, permitindo novas utilizações.