Para integrar e conectar dados à plataforma BIMachine, existem várias opções que oferecem flexibilidade e segurança, atendendo diferentes necessidades e cenários de uso. Dentre as principais formas de conexão estão:
- Banco de dados (através de JDBC)
- FTP
- BIM Gateway
- Mais de 50 opções de conectores API
- Conector JSON
- Upload de arquivo JSON/CSV
Abaixo segue detalhadamento de cada uma das formas que você possui para conectar seus dados à plataforma:
Banco/FTP Direto com Liberação por IP
A conexão direta via banco de dados ou FTP (File Transfer Protocol) com liberação por IP é uma opção segura para transferir grandes volumes de dados. A liberação por IP garante que apenas endereços IP autorizados possam acessar os dados, protegendo a comunicação contra acessos não autorizados.
Passos:
- Configuração do Servidor: Certifique-se de que o servidor de banco de dados ou FTP está configurado para aceitar conexões do IP específico, ou então, em sua rede, certifique-se de liberar o IP do BIMachine para que ele possa acessar o servidor.
- Autenticação: Forneça as credenciais necessárias (usuário e senha) para que a conexão seja estabelecida.
Veja mais sobre a criação de conexão de dados, clicando aqui.
Conectores API
Os conectores API permitem que diferentes programas se comuniquem entre si usando a internet. Eles funcionam como um tradutor, ajudando a trocar informações de maneira fácil e rápida, seja em tempo real ou em horários programados. Em resumo, uma API é uma ferramenta que os desenvolvedores usam para que diferentes programas possam se conectar, compartilhar dados e trabalhar juntos de forma harmoniosa, como uma equipe bem coordenada. Para saber mais sobre esses conectores, clique aqui.
Passos:
- Configuração do Endpoint: Defina os endpoints da API que o BIMachine irá utilizar.
- Autenticação: Configure as chaves de API ou tokens necessários para autenticação.
- Configuração do Conector: No BIMachine, configure o conector para fazer chamadas aos endpoints especificados e mapear os dados conforme necessário.
Obs.: Cada conector trabalha de acordo com os parâmetros e requisitos do seu respectivo sistema, possuindo, assim, formas de autenticação e leitura de dados distintas. O BIMachine realiza a leitura das informações conforme o escopo viabilizado por cada sistema.
BIM Gateway
O BIM Gateway é uma solução intermediária que facilita a integração de dados entre o BIMachine e outras fontes de dados. Ele atua como um ponto de agregação, permitindo a conexão de diversas fontes de dados de maneira simplificada e segura. Saiba mais sobre BIMGateway.
Passos:
- Instalação do Gateway: Instale o BIM Gateway no ambiente desejado (local ou em nuvem).
- Integração com BIMachine: Configure o BIMachine para se conectar ao BIM Gateway e acessar os dados agregados.
Conector JSON
O Conector JSON permite a integração de dados personalizados através de API’ que retornam dados em formato JSON. Essa abordagem é ideal para cenários onde os dados não se enquadram em um formato de API padrão e precisam ser customizados. Caso seu sistema não tenha uma API específica, pode-se utilizar a API genérica do BIMachine para conectar os dados ou desenvolver uma API no seu sistema e usar este conector. Veja mais aqui.
Passos:
- Criação da Estrutura JSON: Crie a estrutura JSON.
- Configuração da API: Defina os endpoints do JSON que serão consumidos, e insira os dados de autenticação, se houver.
API Enviando Arquivo JSON/CSV
*Disponível a partir da versão 2.80.0
Para integrar dados usando arquivos JSON ou CSV, a API permite o envio direto desses arquivos para a plataforma BIMachine. Esta é uma abordagem prática para transferir dados em massa de forma estruturada.
Passos:
- Criação do Arquivo JSON/CSV: Formate os dados nos arquivos JSON ou CSV conforme necessário.
- Envio dos Arquivos: Utilize as chamadas API para enviar os arquivos JSON/CSV para o BIMachine.
O BIMachine oferece múltiplas formas de conectar dados, proporcionando flexibilidade e segurança para atender às diferentes necessidades dos usuários. Seja através de conexões diretas com bancos de dados e FTP, uso de conectores API, BIM Gateway, ou envio de arquivos JSON/CSV, a plataforma facilita a integração e o gerenciamento eficiente dos dados.