Criando estrutura GitHub

O que é GitHub?

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo.

É amplamente utilizado por programadores para divulgação de seus trabalhos ou para que outros programadores contribuam com o projeto, além de promover fácil comunicação através de recursos que relatam problemas ou mesclam repositórios remotos (issues, pull request).

O GitHub é mundialmente usado e chega a ter mais de 3 milhões de usuários ativos mundialmente contribuindo em projetos comerciais ou pessoais. Hoje o GitHub abriga mais de 65 milhões de projetos, alguns deles que são conhecidos mundialmente: WordPress, GNU/Linux, Atom, Electron. GitHub também oferece suporte ao recurso de organizacão que é amplamente utilizado por aqueles que querem uma escala maior para seus projetos. Na maioria das vezes, o recurso é usado por empresas já existentes como a Google, Microsoft e WordPress.

Quando formos criar uma estrutura do tipo GitHub, precisamos de um Token, para isso, ao acessar a ferramenta GitHub clique na parte superior direita no menu do seu avatar e clique em "Help" (destacado abaixo) ou acesse diretamente o tutorial clicando aqui.

No campo de busca, digite "token" e clique no link conforme imagem abaixo:
Agora é só seguir o passo a passo do tutorial para criar um token de acesso para sua estrutura Github. Com o token em mãos, acessamos a tela de gerenciamento de dados e conexãoes.
Ao acessar essa tela, teremos visíveis as atuais estruturas de dados dentro do projeto. Clicaremos na opção de nova origem de dados.
Abrirá as opções de conectores disponíveis no BIMachine e então poderemos selecionar a opção GitHub.
Então selecionamos a opção GitHub, que nos direcionará para a tela de conexão.
Preencha o campo "Nome da estrutura" com qualquer nome que você queira.
No campo "Token", cole o token conforme informado anteriormente.
No campo "Dono da conta" você deve preencher com o nome do dono real da conta no Github. No campo "Repositório" você deve preencher com o nome do projeto desejado no Github para a criação da sua estrutura, conforme exemplo abaixo.
Após, clique em "validar parâmetros" e em seguida em "Salvar".
Pronto! Agora você já pode criar objetos analíticos a partir desta nova estrutura criada.

Artigos recentes

Rolar para cima