Como usar a opção Pareto nas análises?

Pareto (também conhecido como princípio 80-20) afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
A análise de Pareto não serve, isoladamente, para determinar que ação tomar, mas é uma ferramenta importante para nos dar um guia objetivo (quantitativo) de ação.
Basicamente, o pareto é a percentagem acumulada (o primeiro dado representa 32%, o segundo 27%; logo o primeiro ponto da linha é 32%, o segundo 59% e assim por diante).
Os passos para se construir um diagrama são:
  • Para o pareto fazer mais sentido é recomendado usar apenas uma medida e uma categoria.
  • Os dados (medidas) precisam estar ordenados de forma decrescente.
  • A opção pareto deve ser habilitada na hora que estiver criando/editando a análise.
  • O gráfico mais recomendado (para um maior entendimento) é "Coluna Normal" (como mostrado nos exemplos).
Exemplos 
Vendas por Região (Ano 2013).
Neste exemplo colocamos a dimensão "Medidas" nas colunas (Medida: Total vendido), e colocamos a dimensão "Região" nas linhas; ordenamos os dados de forma decrescente, habilitamos a opção Pareto e pronto.
Observe que as regiões Sudeste, Sul e Nordeste representam 85% do faturamento. Logo, estas três regiões representam o valor mais significativo nas vendas da empresa em questão.
Vendas por Período (Ano 2013).
Neste outro exemplo a categoria colocada nas linhas foi o "Período", mas neste caso não ordenamos os dados de forma decrescente…caso contrário a análise não faria muito sentindo com os meses desordenados, certo?
Observe que os 80% foi atingido em Outubro. 
Obs: Para você não se confundir tenha em mente mais um detalhe: a percentagem a direita (destacada em vermelho) é referente ao pareto (ela não tem nenhuma relação com as barras). As barras só tem relação com os valores a esquerda (destacado em preto).

Artigos recentes

Rolar para cima