COMO IDENTIFICAR ERROS DE CARGAS DE DADOS E CORRIGIR PARA CARREGAR CORRETAMENTE OS DADOS

Os erros de carga podem ocorrer por diversos motivos em uma estrutura de dados. Contudo, podemos identificar e corrigir imediatamente os erros visto que está parte é de responsabilidade do cliente e não da BIMachine. Na maioria dos casos, o erro é causado por alguma alteração realizada pelo cliente em seu banco de dados, ou até mesmo uma venda realizada de forma incorreta.
Quando a carga de dados executa e gera um erro, podemos visualizar que o BI realizou os processos corretos e, em sequência retornou um erro na extração da informações, demonstrando que o problema não esta na plataforma. Caso o erro ocorra ainda na conexão com a base de dados, neste caso o problema pode estar relacionado a plataforma.
Os erros gerados pela carga de dados podem ser os mais diversos, mas na maioria dos casos é possível identificar e corrigir diretamente. Para verificar e corrigir, você pode seguir alguns passos.
1 – Identificar a estrutura que está com erro

2 – Verificar os Logs de carga de dados
 
3 – Ao abrir o Log de erros, podemos verificar o processo executado até o momento em que o BI parou de carregar e identificou o erro
4 – Verificando o log podemos identificar que, o arquivo CSV que esta sendo carregado para o BI, possui menos colunas do que o arquivo que foi carregado anteriormente.
5 – A correção do problema neste caso é simples, basta editar o arquivo CSV e adicionar a coluna que está faltando. Caso não saiba quais as colunas do arquivo, basta editar a estrutura e verificar a estrutura no “passo 4” no campo de “origem”.

Como podemos verificar nos passos acima, até a identificação do problema e correção, pode ser resolvido imediatamente sem a necessidade de acionar e aguardar a equipe técnica.
Outros erros podem ser gerados pela plataforma, vamos listar alguns abaixo e as possíveis correções que podem ser feitas para que volte a funcionar corretamente e imediatamente
No caso acima, a carga de dados atingiu o tempo limite de conexão e execução, neste caso 90 minutos. Ao atingir este tempo, a plataforma automaticamente finaliza a conexão, pois uma carga não pode exceder e ocupar uma conexão por mais de 1 hora. A carga de dados deve ocorrer no menor tempo possível, para evitar filas de carga. Uma solução para esta carga, é criar uma carga total setando um período no sql e depois fazer cargas incrementais com os períodos restantes que faltam para atualizar a base.
Neste caso temos um erro de conversão de data na extração dos dados para o BI. Como podemos verificar, o BI já esta informando o erro, assim basta ajustar o tipo de data, ou a conversão, e rodar a carga novamente.

Artigos recentes

Rolar para cima