Ada.ia
Logo Base de Conhecimento

Criando Estrutura Ponto Mais

O Ponto Mais é uma plataforma de controle de ponto e gestão de jornada. Com ela, é possível monitorar registros de entrada e saída, escalas de trabalho, banco de horas, entre outros aspectos essenciais da rotina dos colaboradores.

Com o integrador BIMachine + Ponto Mais, você poderá analisar indicadores de frequência, absenteísmo, horas extras, entre outros, de forma intuitiva, visual e integrada às demais análises de gestão da sua empresa.

Obtendo chave de acesso

Para utilizar esta API, primeiramente é necessário obter o token de sua base. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: https://app.pontomais.com.br/#/acessar;
  2. Autentique-se utilizando as credenciais de administrador da empresa;
  3. No menu lateral esquerdo, clique em Marketplace;
  4. Dentro da área “API Pontomais”, clique em Saiba mais;
  5. Realize a contratação da API (caso ainda não tenha feito);
  6. Após a contratação, será exibido o campo “Token público”, que contém o token de acesso à API.

🔗 Saiba mais sobre esse processo na documentação oficial do Ponto Mais.

Após isso, crie uma conexão no BIMachine com esse token para utilizar mais tarde na criação da estrutura.

Criando integração no BIMachine

Com a conexão do Ponto Mais pronta, basta criar a estrutura de dados dentro do BIMachine. Acesse “Dados e Integrações” no ícone “Gerenciar ambiente”. Para isso, acesse o menu de criação de estruturas e procure pela opção de nova origem de dados.

Ao acessar o ambiente Dados e Integrações, clique no ícone “+” , e em seguida Origem de Dados.

Um pop-up abrirá, procure a integração Ponto Mais.

Você será redirecionado para a tela de criação de nova estrutura de dados, devendo informar o nome que essa nova estrutura terá e a sua descrição. Com nome e descrição preenchidos, clique em próximo.

Em seguida, basta selecionar a conexão e escolher qual será a integração que você gostaria de fazer com os dados do Ponto Mais.

Filtros Adicionais (Row Filters)

Alguns endpoints da integração com o Ponto Mais exigem o preenchimento de filtros obrigatórios chamados row_filters. Esses filtros são utilizados para buscar apenas os dados necessários, evitando sobrecarga de informações e melhorando o desempenho da consulta.

No BIMachine, você encontrará um campo de input para preencher os parâmetros de filtro. Eles devem ser informados separadamente por vírgulas, conforme o exemplo abaixo

Exemplo de utilização (para o endpoint Jornada):

with_inactives,has_time_cards

Verifique os filtros disponíveis para cada endpoint na documentação oficial do Ponto Mais.

Observação: Nem todos os endpoints da API exigem filtros obrigatórios. Quando isso acontecer, você poderá deixar o campo vazio e a consulta será realizada normalmente.

Conclusão

Depois de configurar a integração e ajustar os dados conforme a sua necessidade, você poderá começar a analisar as informações da sua equipe diretamente no ambiente do BIMachine.

Caso tenha dúvidas sobre a estruturação ou padronização dos dados, consulte nosso artigo sobre classificação de estruturas ou entre em contato com nosso suporte técnico.

Artigos recentes

Rolar para cima