O gráfico de dispersão é usado para saber se há correlação entre duas variáveis. Ou seja, avaliar se a variação do valor de uma variável Y está correlacionada à variação em uma variável X. O gráfico possui 2 eixos, sendo eles o eixo X e o eixo Y. Geralmente a relação entre eles vem de uma variável dependente e de uma independente, sendo que essa dependente depende da variável independente. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil de entender:
Como exemplo, vamos usar o cenário de uma sorveteria. Se dissermos que a temperatura interfere nas vendas de sorvetes, estaremos fazendo uma correlação positiva, pois os fatos são verdadeiros. Por outro lado, se dissermos que a cor da camisa dos clientes interfere nas vendas, a correlação será negativa ou neutra, já que essas duas variáveis não possuem uma correlação direta
Correlações entre as variáveis
A correlação de variáveis é a relação entre as variáveis. Vamos ver os 3 tipos de correlações:
- Correlação Positiva: Quando ocorre uma concentração dos pontos em tendência crescente.
- Correlação Negativa: Quando ocorre uma concentração dos pontos em tendência decrescente.
- Correlação Neutra: Quando não ocorre uma concentração dos pontos em tendência crescente nem decrescente.
Também podemos analisar se as correlações são fortes ou fracas.
- Fortes: Quando os pontos estão menos dispersos.
- Fracas: Quando os pontos estão mais dispersos.
Ou seja, quanto mais a correlação for forte, significa que esses pontos estão andando no mesmo sentido, sendo eles positivos ou negativos. Isso facilita a visualização da análise, porque assim percebemos que as variáveis X e Y estão andando juntas.